terça-feira, 23 de novembro de 2010

B2B, B2C, C2C...

O comércio eletrônico está cheio de siglas. Elas representam diferentes formas de intercâmbio comercial entre empresas e, principalmente, consumidores. O que me leva a escrever este post é que quando avisei uma pessoa que lancei este Blog, um comentário veio à tona. “Tu não podes fazer marketing com a massa. Tens de fazer isso pessoalmente, faz um B2B”.
Antes cabe explicar que B2B (que vem do inglês Business to Business) é usada para dizer que uma empresa faz transação com outra empresa. O mesmo para a sigla C2C, mas desta vez a transação é entre consumidores como funciona no Mercado Livre, por exemplo. Mas tem ainda o B2C, ou seja, quando a empresa se relaciona com clientes. Explicações feitas, o individuo queria me fazer crer que devo esquecer da massa em meu marketing pra casar. Isso é impossível visto que a campanha começou justamente na mais dinâmica das redes sociais.
Já disse em um post anterior que é melhor que todos saibam desta campanha e, assim, me conheçam um pouquinho mais. E desde o começo estou sendo coerente: sou o mesmo no Twitter, aqui neste Blog e, claro, pessoalmente. Bons exemplos devem ser replicados. Este é mais um motivo para meu marketing de massa. Não quero desfilar novamente minhas virtudes. Deixo-as para o desfrute da futura namorada. Ah, antes que eu me esqueça: caro amigo, minha relação talvez até possa ser B2B depois que eu encontrar meu par. No entanto, sou mais adepto de outro tipo de relacionamento. Nem B2B, nem B2C. Sou, na verdade, “On demand”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário