domingo, 14 de novembro de 2010

A PEC da felicidade chegou tarde demais

E agora o Congresso quer instituir a PEC da Felicidade. A Proposta de Emenda Constitucional vai fazer com que o brasileiro tenha o direito à busca da felicidade entre os direitos sociais (veja mais detalhes neste link: http://bit.ly/9VHNZ6).
Quem já segue a Campanha #pracasar desde seu início já se deu conta que uma das TAGs mais famosas é o #vemserfeliz. E não é propaganda copiada daquela famosa rede varejista paulista. É simplesmente a pura verdade. Vamos às provas. Educação é um direito garantido. Pois bem, comigo a futura namorada aprenderá muitas coisas. E se ela quiser as lições podem ser no bom português, no inglês, no espanhol (a escolher se quer o acento europeu ou argentino) e ainda o belo italiano. Saúde também deve levar à felicidade. Pois bem, além de eu quase nunca ficar doente – a não ser uma gripe fora de hora – ela terá, caso queira morar em Porto Alegre, pelo menos dois hospitais a uns cinco minutos de casa. Falando nisso, moradia também é garantia de sorriso farto segundo a tal da PEC. Ok, estou encaminhando a compra do primeiro imóvel.
Eis que chegamos ao lazer. Sim, está lá escrito dizendo que é um direito social muito importante. O roteiro pode ser um final de semana em Buenos Aires, aqui do ladinho. No próximo subir a Serra. No seguinte ir até o Rio de Janeiro, o playground dos paulistas. E assim vamos acumulando milhas para a Lua de Mel onde visitaremos, quem sabe, o Caribe. Ainda faz parte do lazer a gastronomia, claro. A futura esposa terá a garantia de mesa farta (dizem que os taurinos gostam disso, mas não acredito muito em signos. Mas eu gosto!). Sem contar que o meu par sempre terá a harmonização competente de um vinho para acompanhar o almoço ou jantar. Em uma ocasião que tal provar um exemplar do Velho Mundo? Ou mesmo um chileno mais encorpado. Ou ainda a autêntica champagne vinda da França. Mas convenhamos: na adega ainda dormitam garrafas da ótima espumante brasileira Cave Geisse.
Outro ponto diz respeito à proteção da maternidade. E sou lá eu louco de não adorar a mãe dos nossos seis filhos? Por último, mas não menos importante, a Constituição bradará pela segurança. Freud, aliás, já refletia há muito tempo no tema do que as mulheres mais querem. Quis o destino que um respeitado seguidor de Baudrillard me alertasse que elas querem é segurança. Só isso. Naturalmente que ela estará muito segura ao meu lado. Antes que eu me esqueça: a teoria freudiana ganhará um post próprio nos próximos dias. 

Antes que eu me esqueça, pois também faz parte da notícia: a PEC da Felicidade ainda tem de ser aprovada em quatro votações – duas na Câmara e outras duas no Senado. Há quem já afirme que não haverá fôlego no Congresso para grandes votações. Imagine, então, se haverá lugar na pauta para uma emenda com este teor. A Campanha #pracasar revela dinamismo até neste detalhe. Aqui não há burocracia. Basta entrar e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário