quinta-feira, 10 de março de 2011

O poder das palavras

Algumas vezes a revista de maior circulação nacional traz algo de útil para os sentimentos – nem que seja em apenas duas páginas. Em uma reportagem sobre a obra do escritor gaúcho Moacyr Scliar, por exemplo, havia uma referência a uma frase do autor cheia de significado. Scliar escreveu o seguinte em “O Texto, ou A Vida”, uma espécie de autobiografia: “As palavras servem para estabelecer laços entre as pessoas – e criar beleza. Pelo que a elas devemos ser eternamente gratos”.
Mais adiante, Roberto Pompeu de Toledo cita magistralmente a obra “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda. No capítulo sobre o homem cordial, Holanda descreve que a terminação “inho” nas diferentes palavras é a melhor que identifica o brasileiro. “A terminação inho, aposta às palavras, serve para nos familiarizar mais com as pessoas ou os objetos e, ao mesmo tempo, para lhes dar relevo. É a maneira de fazê-los mais acessíveis aos sentidos e também de aproximá-los do coração”.
Por nada que este Blog, que respira palavras, é o maior elo entre mim e a futura namorada. Há quem diga que posts não conquistam corações. Por isto eu mesmo transformo palavras em gestos logo que prevejo uma futura relação. Se as palavras têm poder, as ações personificam todo o carinho que sinto pela escolhida. Quem se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário