segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Casadoiros e contraditórios

Recente pesquisa, organizada pelo Departamento de Pesquisa e Mercado da Editora Abril para a revista Alfa, apresenta um dado interessante sobre a opinião do público masculino sobre o casamento. Dos 5 mil entrevistados, nada menos que 79% acreditam no casamento. No entanto, outro traço preocupante. Do total de homens ouvidos, 73% deles admitiram já ter traído a esposa ou namorada.
Mas traição e crença no casamento são duas coisas que não combinam. É como você temperar aquele suculento churrasco dominical (casamento) com açúcar (traição) e não sal grosso (fidelidade). Sim, colocando entre parênteses os significados das figuras de linguagem tenho menos chances de que minhas leitoras interpretem de outra forma o que escrevo.
Parece, portanto, que vivemos realmente em uma sociedade feita de contradições. É mais fácil apregoar que se é ético acreditando em uma instituição, mas ao mesmo tempo levanta a bandeira da liberdade conjugal. Já escrevi aqui outras vezes que, comigo, sempre que começo um relacionamento é como se formasse uma redoma de vidro. Não é pela razão de proteger minha namorada  ou mimá-la demais, mas também pelo fato de não mais prestar atenção às outras mulheres. Homens, sejam ao menos coerentes. Se vocês acreditam no casamento, não constranjam a classe afirmando que também costumam trair. Mas há uma saída para vocês. Confessem para suas esposas ou namoradas que já as trairam. Passem uma borracha no passado. Se um único leitor fizer isto já me dou por satisfeito. Afinal de contas, o mundo contará com mais um casadoiro coerente. Além de mim, claro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário