quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Educação é sexy

Uma colega de profissão me chamou a atenção para a atitude de certas pessoas que continuam encalhadas. Segunda ela, “tem gente que acha que ser seca, curta e grossa é algo muito bacana”. “Aí ficam encalhadas e não sabem a razão. Educação é sexy”, sentenciou.
Ela está coberta de razão. Há algo pior do que gente mal educada? Acho que não. Imagine este comportamento levado para o campo de amor. Seria impossível levar seu par a um restaurante de luxo se o mesmo não saber se comportar. Seria ingratidão nem ao menos tentar aceitar um pequeno toque de modo a suavizar um gesto brusco.
Aqui no Rio Grande do Sul se fala muito que nós, gaúchos, somos muito duros. Tenho para mim que a premissa não passa de verborragia. Aqui somos muito educados, cordiais e solícitos. Transferindo isto para o amor, então, imagine o bem que não fazemos. Mas, é claro, falo por mim e por um restrito grupo de amigos que conheço.
Pensando bem, educação é algo que também tem seu peso na conquista. Nada melhor que um cavalheiro que ainda abra a porta do seu carro para a amada – ainda que eles sejam raros nestes dias atuais. Caras leitoras, lembram-se do post onde falava das minhas coincidências com a família real britânica? Pois bem, saibam que levo no meu sangue a cordial educação dos reis ainda que eu seja apenas um súdito.
Agora um segredo ao ouvido de minhas pretendentes: sim, tenho verdadeiramente laços imperiais. Em Roma, bem vizinhas à Igreja de Santa Maria Maior, existem duas torres que foram construídas uma em frente da outra. A maior é chamada de Torre dos Capocci. A menor pertence aos Graziani, meus antepassados remotos. Quando estive na Cidade Eterna, há praticamente uma década, me contaram que Shakespeare se inspirou na briga das duas famílias para criar o romance “Romeu e Julieta”.
Quis o destino que meus antepassados viessem ao Brasil e que eu fosse deslocado para viver na Europa Brasileira. Aqui, ainda que veneremos São Paulo, adoramos o estilo de vida que temos. A educação, claro, também é importante. Nada é por acaso nesta nossa passagem pela terra. Cá estou, praticamente um gentleman europeu travestido de gaúcho, para fisgar de vez o coração de minha amada. E tal qual Romeu encantarei minha Julieta e prometo a felicidade até o fim de nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário